Presentear quem é importante para nós é algo que fazemos desde a formação das primeiras sociedades. Em datas como o Ano Novo, a distribuição de presentes é uma maneira de simbolizar o desejo de renovar laços com o presenteado. Por isso, faz todo sentido que o presente de final de ano para colaboradores seja uma prática tradicional.
Não seria incorreto dizer também que o presente é uma representação de si mesmo. Ele é uma forma de expressar concretamente a imagem e os valores aos quais uma pessoa – ou, no caso de presentes corporativos, uma empresa – quer ser associado.
Para quem recebe o presente, ele também tem um papel muito especial. Ser presenteado demonstra que você é um membro valorizado do grupo. Por isso, esse objeto ajuda a construir seu senso de pertencimento e aumentar seu engajamento com a comunidade.
Você quer renovar os laços com sua equipe para o novo ano? Quer demonstrar o melhor lado de sua empresa? Quer que os profissionais se tornem mais engajados e, por consequência, mais motivados? Então, não subestime a importância do presente de final de ano para colaboradores!
Neste artigo, você vai entender melhor porque distribuir presentes corporativos no final de ano dentro da sua empresa. Também vai aprender todos os aspectos fundamentais para desenvolver essa ação do jeito certo. Confira!
Por que distribuir presente de final de ano para colaboradores
Existem muitos momentos em que é possível distribuir presentes corporativos internamente. Algumas das datas mais comuns são o aniversário da empresa, o aniversário do próprio colaborador e os feriados festivos, como Natal ou Páscoa. No entanto, existe algo de especial no presente de final de ano para colaboradores.
O final do ano é quando reavaliamos nosso desempenho, nossos resultados, nossas conquistas. Também é quando consideramos mudanças e novos caminhos para nossa vida. Portanto, esse é o momento ideal para agradecer os colaboradores pelos seus esforços e, ao mesmo tempo, lembrá-los de que vale a pena seguir adiante com sua empresa.
E será que você deve mesmo dedicar tempo e recursos financeiros para distribuir presentes de final de ano para colaboradores? Por que fazer esse investimento? Bem, existem três motivos principais.
Em primeiro lugar, os presentes ajudam a fortalecer o relacionamento com os colaboradores. Isso ajuda a reduzir o turnover da empresa, isto é, a rotatividade de profissionais.
Em segundo lugar, os presentes ajudam a construir a imagem da empresa. Se você defende valores como busca pela excelência e atenção aos detalhes, o presente pode ser um meio mais concreto de expressá-los.
Em terceiro lugar, os presentes formam o senso de pertencimento do colaborador. Quando ele sente que realmente faz parte do grupo, torna-se mais engajado. Isso afeta positivamente sua motivação para o trabalho.
Para quem distribuir presente de final de ano
Você já sabe que vale a pena investir em presente de final de ano para colaboradores. Agora, pode estar se perguntando: quem deve receber esses presentes corporativos? Felizmente, existe uma resposta bastante simples! Todos da empresa.
Se os presentes não forem distribuídos para todos, eles terão efeitos negativos, opostos ao que é desejado. Em vez de construir o senso de pertencimento, vão promover a exclusão e o distanciamento. Em vez de engajar, vão causar desilusão e alienação.
No entanto, isso não significa que todos os colaboradores precisam receber o mesmo presente. Aliás, os resultados dessa ação podem ser ainda melhores se você escolher presentes diferentes para cada time. Por exemplo, você pode dividir sua empresa entre gestores, equipe comercial e equipe operacional.
A proposta é que, escolhendo presentes diferentes, seja possível atender melhor ao perfil e às necessidades de cada grupo. Vamos usar, como exemplo, as mochilas personalizadas.
- Os gestores fazem viagens para participar de eventos representando a empresa? Eles precisam de mochilas maiores, para carregar mais itens durante essas viagens.
- A equipe comercial trabalha na rua, visitando clientes? Ela precisa de mochilas mais resistentes, para aguentar o uso diário.
- A equipe operacional trabalha apenas dentro da empresa? Ela precisa de mochilas mais leves e práticas.
Tome cuidado. Essa distribuição de presente por equipes não deve ser um pretexto para que alguma equipe seja privilegiada com presentes mais caros ou melhores. O importante é que o presente de cada equipe seja compatível com seu perfil e suas necessidades. Assim, a percepção de valor será maior e o encantamento será absoluto!
Como distribuir presente de final de ano
Preço do presente de final de ano
No item anterior, reforçamos que todos os colaboradores devem receber presentes com preços semelhantes. O próximo passo, naturalmente, é definir quanto sua empresa vai gastar com os presentes corporativos.
Para começar, vale a pena destacar que não existe um número certo ou errado. No entanto, presente não é brinde. A própria definição de presente corporativo é que se trata de um item de maior valor agregado e, portanto, mais caro. Agora, o preço depende do tipo de presente escolhido, levando em consideração o budget que sua empresa tem disponível.
Como escolher o presente de final de ano
O preço não deve ser o único fator a considerar na hora de escolher o presente de final de ano dos colaboradores. Veja outros aspectos relevantes.
Em primeiro lugar, pesquise sobre a “persona”, isto é, quem vai receber o presente. Analise seu perfil e identifique suas necessidades. Dessa forma, você garante que vai distribuir presentes de maior valor percebido. Lembre-se: mesmo um presente caro terá baixo valor percebido, se a pessoa que o recebe não tem interesse ou utilidade para ele.
Em segundo lugar, considere a data. O final de ano é uma época com significado especial. Ela representa o fechamento do ciclo. Por isso, é um momento em que os esforços precisam ser devidamente reconhecidos e recompensados.
Em terceiro lugar, calcule a quantidade de pessoas que serão presenteadas. Com essa informação e o budget da empresa, estime o preço unitário médio para os itens. Dessa forma, será mais fácil identificar presentes viáveis.
Finalmente, pense nos “acompanhamentos”. São detalhes que podem acompanhar o presente para torná-lo ainda mais especial. Por exemplo, que tal uma carta dos diretores da empresa, destacando a importância dos colaboradores para a organização?
Opções de presente de final de ano
Depois de observar os aspectos listados no item anterior, você certamente terá mais clareza sobre o presente de final de ano ideal para os colaboradores da empresa. Mas, se estiver precisando de um ponto de partida, aqui vão algumas sugestões.
Um vinho com uma caixa elegante é uma opção com pouca chance de erro. Mesmo entre as pessoas que não costumam ingerir bebidas alcoólicas, o vinho é uma exceção, já que é acompanha e harmoniza com as refeições. E a caixa pode ser utilizada como um item decorativo.
Chocolates premium e cafés exóticos também são um presente interessante, já que são unanimidade. Sua desvantagem é ser um presente consumido muito rapidamente, ou seja, que acaba logo e não deixa uma impressão em longo prazo.
Algumas empresas vêm apostando em eventos, em vez de objetos. Nessa linha, o Vale Jantar é um presente versátil. Ele permite que o colaborador tenha uma noite memorável em um restaurante, com quem quiser e quando for mais conveniente para ele.
Agora, se você quiser um presente que realmente beneficie seu colaborador e seja lembrado por muito tempo, o presente certo é uma mochila personalizada. A mochila é extremamente útil no dia a dia. Além disso, se tiver boa qualidade, pode durar vários anos. Portanto, é uma das opções com melhor custo-benefício.
Planejamento do presente de final de ano
Tenha em mente que é preciso começar a planejar com antecedência. Assim, haverá tempo para escolher o presente, selecionar o fornecedor, negociar, fechar a compra e receber os itens, sem prejudicar a distribuição. Esse calendário é especialmente importante no caso de presentes corporativos personalizados.
Distribuição do presente de final de ano
Distribuir presente de final de ano para colaboradores é uma ação com dois pontos centrais. O primeiro é o presente, em si. O segundo é a distribuição. Um excelente presente, com uma distribuição sem graça, acaba se tornando menos impactante.
Por esse motivo, é preciso encontrar meios de transformar o momento da entrega em uma verdadeira experiência para todos os envolvidos. Vamos a algumas sugestões?
Anuncie com antecedência e gere curiosidade. Organize uma festa, para que os colaboradores possam interagir, socializar, ver e ser vistos. Promova uma homenagem coletiva. Faça a distribuição de maneira individual e pública, registrando cada entrega.
Depois, divulgue as fotos nas redes sociais da empresa e incentive todos a ver, comentar e compartilhar. Divulgue também nos murais, para que esse evento permaneça nas memórias dos colaboradores.
Dessa maneira, será possível aproveitar ao máximo o potencial do presente corporativo para fortalecer os vínculos entre sua empresa e os colaboradores.
Agora, que tal conferir um dos presentes de final de ano mais desejados? A Neodanka tem um portfólio completo de mochilas personalizadas para presentes corporativos. Veja nossos produtos e solicite seu orçamento!