Presentes são um símbolo dos sentimentos envolvidos em um relacionamento. Quando você ganha um presente, aquele objeto tem um valor muito maior do que seu preço. Afinal, é uma demonstração concreta do fato de que a outra pessoa se lembrou e se importou com você em uma data especial. E isso vale também para os presentes corporativos.
É por isso que distribuir presentes corporativos em momentos especiais é uma forma de consolidar e aprofundar os relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.
Vale a pena lembrar que o próprio termo “presente” faz referência a “estar presente”, estar próximo. De fato, a prática da distribuição de presentes corporativos ajuda a promover uma aproximação com as pessoas que são mais importantes para sua empresa. Assim, é possível manter-se no top of mind dessas pessoas.
Distribuir presentes corporativos, portanto, é uma forma de investir nos relacionamentos estratégicos para sua empresa. No entanto, isso não significa que eles são a opção ideal em qualquer situação. Existem casos em que vale mais investir em brindes.
Nesse ponto, você deve estar um pouco confuso. Afinal, não são todos a mesma coisa? A resposta, como você já pode imaginar, é não. Então, acompanhe esse artigo, descubra qual é a diferença entre brindes e presentes corporativos e entenda quando investir em cada um!
O que são brindes corporativos?
Vamos começar a responder nossa questão principal falando um pouco sobre os brindes corporativos, que são mais comumente empregados pelas empresas.
Uma definição simples é que o brinde corporativo é qualquer objeto de menor valor agregado, que seja personalizado com a marca da sua empresa. Por exemplo, canetas, canecas e camisetas são típicos brindes corporativos.
A própria definição dos brindes indica que eles são mais adequados para ações que requerem a distribuição em grandes quantidades.
Suponha que sua empresa vai participar de um evento aberto, como uma feira, em que milhares de visitantes são esperados. Os brindes são a alternativa mais viável para fazer sua marca ser vista e lembrada, durante o evento e também após o seu término.
E aqui vai uma dica! Mesmo com menor valor unitário, os brindes podem – e devem – ser criativos e úteis. Por isso, escolha itens condizentes com o perfil do seu público, para tirar o máximo dos benefícios que os brindes corporativos oferecem.
4 vantagens de distribuir brindes corporativos
Antes de tirar os brindes corporativos da sua estratégia, apenas porque são mais simples e acessíveis, cuidado! Isso não significa que eles são pouco relevantes. Na verdade, a distribuição de brindes apresenta benefícios significativos. Vamos conferir as 4 vantagens principais?
Em primeiro lugar, é uma maneira eficaz de dar mais alcance e visibilidade à sua marca no mundo real. Não se trata apenas da pessoa que recebe o brinde. Considere por quantas mãos uma simples caneta pode passar! Na prática, cada pessoa que vê sua marca em um boné ou uma garrafa torna-se um potencial cliente.
Em segundo lugar, o brinde corporativo é um chamariz para criar oportunidades de vendas. Uma empresa que está distribuindo brindes tende a atrair muito mais curiosos. O objetivo da visita pode ser apenas “pegar a sacolinha”, mas isso abre portas para o contato inicial. Então, sua equipe de vendas está na posição ideal para começar as negociações.
Em terceiro lugar, por meio de brindes corporativos, sua empresa pode mostrar que entende as necessidades e preferências do seu público-alvo. Isso favorece a construção de relacionamento com potenciais clientes. As chances de fechar negócios são maiores quando seus brindes ajudam a criar uma conexão verdadeira.
Finalmente, em quarto lugar, o custo-benefício dos brindes corporativos é sua vantagem mais atrativa. Por um lado, como você já viu, ele contribui para aumentar o alcance e visibilidade da marca, criar oportunidades de vendas e construir o relacionamento com potenciais clientes. Por outro, seu custo é relativamente baixo, pois cada brinde tem menor valor unitário. Em outras palavras, é um investimento acessível com alto retorno.
O que são presentes corporativos?
Agora que você já sabe o que são brindes corporativos, fica bem mais fácil definir o que são presentes corporativos.
O conceito básico é que são itens de alto valor agregado. Eles são únicos, porque são escolhidos especificamente para as pessoas que vão recebê-los – levando em conta o que essas pessoas fazem, do que elas gostam. Também apresentam alta qualidade. Assim, os presentes promovem maior encantamento e causam um impacto mais forte e duradouro no relacionamento.
Entre as opções possíveis de brinde, um bom exemplo são as mochilas personalizadas. Mochilas personalizadas de alta qualidade são um item extremamente útil, que será usado com frequência. Assim, além de agradar seus clientes no momento em que o presente é distribuído, sua empresa continua fazendo parte do dia-a-dia de cada pessoa que o usa.
Naturalmente, como você já deve imaginar, presentes corporativos demandam um investimento mais alto. Portanto, não faz sentido a distribuição em massa. Em vez disso, eles são mais adequados para ações com um público específico.
Suponha que sua empresa vai organizar um evento fechado entre os gestores e os maiores clientes. Nesse caso, os presentes corporativos são a alternativa mais eficaz para demonstrar que vocês conhecem e valorizam os clientes.
E lembre-se de que os presentes corporativos não se limitam aos clientes. Eles podem ser distribuídos para quaisquer pessoas de interesse, com quem sua empresa tenha um relacionamento relevante. Isso inclui fornecedores, parceiros e até seus próprios colaboradores.
Antes de terminar, uma dica. É sempre importante verificar a política do cliente (ou fornecedor, ou parceiro) sobre recebimento de presentes corporativos. Algumas empresas possuem restrições, por questões de governança. No entanto, na maioria dos casos, desde que o presente não seja de valor exorbitante, não há obstáculos à distribuição.
4 vantagens de distribuir presentes corporativos.
Se você acha que o investimento coloca os presentes corporativos fora da estratégia da sua empresa, é melhor refletir novamente. Como em qualquer decisão, você deve levar em conta mais do que o custo. É preciso colocar os benefícios na balança. Então, veja as 4 vantagens mais notórias!
Em primeiro lugar, quando os presentes corporativos são distribuídos aos fornecedores, parceiros ou colaboradores, eles podem ser um incentivo. Presentear é uma forma de reconhecer os esforços e motivar. Por sua vez, pessoas motivadas tendem a ser comprometidas com sua empresa e colaboram mais para o sucesso do negócio.
Em segundo lugar, quando os presentes corporativos são distribuídos aos clientes, eles ajudam na fidelização. Um presente, quando bem escolhido, demonstra que sua empresa conhece, entende e se importa com o cliente. É a prova de que o cliente é mais do que um número, uma nota fiscal. Os consumidores exigentes dos dias atuais querem se relacionar com esse tipo de empresa.
Em terceiro lugar, um presente bem escolhido e de qualidade representa os valores da sua empresa. Ela é inovadora, prática, arrojada, focada em sustentabilidade? Sejam quais forem os valores da organização, os presentes corporativos podem ajudar a transmiti-los de uma maneira concreta, mas sutil.
Por fim, em quarto lugar, os presentes corporativos são um fator de diferenciação. Se os seus concorrentes não adotam a prática de distribuir presentes, esse pode ser um elemento que vai colocá-lo na frente da competição. Afinal, em um mercado altamente disputado, são os detalhes da experiência do cliente que determinam quem ganha.
Qual a diferença entre brindes e presentes corporativos?
Depois de conferir as definições e listas de vantagens nos itens anteriores, você certamente já percebeu a diferença entre brindes e presentes corporativos. Então, vamos revelar a resposta?
Uma caneta esferográfica simples é um brinde. Uma caneta pena com uma caixa elegante torna-se um presente corporativo. O que diferencia os itens, portanto, é seu valor agregado. A questão do valor está relacionada com o tipo de ação desenvolvida. Ações de massa demandam brindes, enquanto ações com público definido demandam
Após terminar de ler esse artigo, a informação mais importante que você precisa levar consigo é que, quando se trata de brindes e presentes corporativos, não há certo ou errado. As duas opções têm vantagens e, claro, também apresentam suas limitações. Portanto, determinar quando aplicar cada um deles é uma questão estratégica.
Se você acredita que tem uma boa oportunidade para distribuir presentes corporativos, o próximo passo é escolher o item que vai causar o maior impacto.
Mochilas personalizadas, como você já viu, são uma escolha inteligente. Elas fortalecem o relacionamento no momento em que são distribuídas, e continuam aproximando sua empresa do cliente por meses ou até anos.
Então, quer consolidar e aprofundar os relacionamentos da sua empresa com um presente corporativo? Aproveite para conhecer as mochilas personalizadas da Neodanka!
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